Desenvolvido em parceria com o cientista internacional Ladislas Robert e patenteado pela Natura, representa atualmente uma das principais tecnologias de tratamento dos sinais de envelhecimento presente nos produtos da linha Chronos. O Elastinol +R, uma mistura de polissacarídeos (açúcares), é obtido a partir de insumos vegetais ricos em carboidratos, como o caldo de batata, e é fabricado pelo parceiro Solabiá na França.
Atua nos principais sinais do envelhecimento da pele, estimulando a produção de colágeno, regulando a produção de elastina, promovendo a renovação celular da derme e da epiderme e redensificando a pele. Também atua na regularização da produção de elastina, fibra que fornece elasticidade à pele. Em função de sua ação ampla na derme e epiderme, proporciona um aumento na espessura e no volume cutâneo que contribui para o preenchimento da pele e das rugas, devolvendo a aparência lisa, macia e saudável à pele.
Dermo glicídios
Assim como o Elastinol+R, também são ativos exclusivos da Natura, desenvolvidos em parceria com Ladislas Robert, e estão entre as principais tecnologias de tratamento da perda de firmeza da pele presentes nos produtos da linha Chronos.
Os Dermo glicídios são oligossacarídeos (açúcares) de origem vegetal, obtidos por um processo biotecnológico desenvolvido em parceria com o fornecedor Solabiá na França.
Durante o envelhecimento ocorrem diversas modificações nas fibras de colágeno e uma dessas modificações é resultado da ação de açúcares sobre um grupo de aminoácidos de proteína, entre eles o colágeno, formando estruturas cross-linkadas conhecidas com AGES´s (advanced glycation and products). O acúmulo desses AGE’s nas fibras (elastina e colágeno) interfere na função normal da pele, atrapalhando a sua regeneração. Os Dermo glicídios, por serem açúcares de baixo peso molecular, protegem a pele da toxicidade desses AGE’s, evitando, assim, a reação de glicação e preservando a integridade das fibras e das células. O resultado é uma pele mais firme e com menos rugas.
Proteína de Soja
É uma matéria prima desenvolvida pelo fornecedor Cognis/Laboratories Sérobiologiques a partir da espécie botânica Glycine soja. Proporciona o benefício de efeito tensor imediato e a chamada “Firmeza de fora para dentro”.
Alguns compostos de alto peso molecular, como os polissacarídeos (açúcares e gomas) e as proteínas têm a capacidade de reduzir momentaneamente linhas finas e rugas superficiais, pelo fato de formarem uma rede na superfície da pele, que ganha um leve aspecto esticado, com a absorção do produto.
Esse efeito tensor imediato, promovido pelos hidratantes Chronos, é proporcionado pelas proteínas da soja hidrolizadas e cross-linkadas em conjunto com uma fórmula especialmente desenvolvida para potencializar a sensação de esticamento da pele.
Peptídeos de arroz
É uma matéria prima que proporciona nutrição e reenergização à pele, desenvolvida pelo fornecedor Silab na França a partir da espécie botânica Oryza sativa.
O interesse pelo uso do arroz em cosméticos iniciou-se quando se observou que a pele das mãos das pessoas que produziam o sakê, bebida destilada do arroz, era mais macia e suave. Desde então vários estudos têm investigado as propriedades do arroz e têm descoberto que sua composição é rica em proteínas, água e amido. Essas proteínas podem ser quebradas em partes menores chamadas peptídeos, mais facilmente absorvidos pela pele.
A pele, privada de certos nutrientes, torna-se seca e flácida porque as células têm seu metabolismo alterado conforme envelhecemos, produzindo menor quantidade de energia e consequentemente menor produção de substâncias essenciais e de proteção contra as agressões.
Os Peptídeos de Arroz proporcionam nutrição e reenergização à pele, por meio do fornecimento de nutrientes que atuam como “combustível” das células. Com isso, há um aumento da reserva de energia das células da pele.
Isoflavonas de Soja
É uma matéria prima desenvolvida pelo fornecedor ADM a partir da espécie botânica Glycine max (L.) Merrill e proporciona o benefício de nutrição e reconstrução da pele.
A soja é um dos alimentos mais freqüentes na alimentação diária dos orientais e há alguns anos seus efeitos benéficos têm se difundido pelo mundo todo, por meio do aumento do consumo da soja e dos seus derivados.
Com o passar do tempo e principalmente a partir dos 45 anos, a oscilação dos hormônios femininos tende a acentuar os sinais de envelhecimento da pele, que se torna mais seca, fina, frágil e desidratada; com rugas e linhas de expressão mais visíveis e regeneração celular comprometida.
Algumas substâncias, denominadas Isoflavonas, encontradas na soja e em seus derivados, possuem a capacidade de amenizar os sintomas e sinais causados pela deficiência hormonal ocorrida principalmente na menopausa. Aplicadas em formulações cosméticas inibem as enzimas responsáveis pela degradação do colágeno e estimulam a produção de novas moléculas desta proteína. São capazes de nutrir e fortalecer a pele devolvendo assim a elasticidade e firmeza, melhorando a hidratação natural e protegendo-a contra as agressões externas ocorridas durante o dia.
Flavonoides de Passiflora
O extrato botânico rico em flavonóides é obtido da Passiflora alata, desenvolvido pela Natura em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e com o fornecedor Centroflora. Representa, atualmente, uma das principais tecnologias presente nos produtos da linha Chronos para a prevenção dos microdanos na pele.
A Passiflora alata, conhecida popularmente por Maracujá Doce, é uma espécie nativa do Brasil e também do Paraguai e Peru. Seu extrato é obtido por meio das folhas do maracujá doce, que passam por um processo de purificação, capaz de concentrar cerca de 96 vezes a quantidade de flavonóides em relação a sua forma natural.
A ação contínua de fatores como estresse, poluição e alta exposição ao sol causa desequilíbrios (microinflamações) na pele, que, mesmo não perceptíveis, aceleram o envelhecimento cutâneo e promovem a formação de substâncias como o IL-6 e o IL-8, responsáveis pela estimulação de enzimas (metaloproteinases) que degradam o colágeno e a elastina da pele. Os Flavonóides de Passiflora diminuem a liberação de substâncias como o IL-6 e IL-8 e desta forma previnem a formação dos microdanos e o surgimento de sinais de envelhecimento da pele.
Ceramidas de Maracujá
É um ativo de origem vegetal, desenvolvido em parceria com o fornecedor Solabiá, que atua na reparação de barreira cutânea da pele.
Diferentemente do extrato de Passiflora, as Ceramidas de Maracujá são provenientes das sementes de outra espécie de maracujá: Passiflora edulis, cultivada por agricultores do APROCOR – Associação de Produtores da Região de Corumbataí do Sul, norte do estado do Paraná.
A ceramida de maracujá é obtida por um processo enzimático, a partir do óleo das sementes do maracujá, considerado ambientalmente limpo, e auxilia na reparação da barreira cutânea, diminuindo a perda de água e, consequentemente, aumentando a hidratação da pele. O resultado é uma melhora na aparência geral da pele, além da garantia de sua integridade.
Spilol
O extrato vegetal proveniente do Jambu (Acmella oleracea) é uma das principais tecnologias de descontração das microtensões da pele e tratamento das rugas de expressão presente nos produtos da linha Chronos.
O Jambu, cujo nome científico é Acmella oleracea e suas sinonímias científicas Spilanthes oleracea ou Spilanthes acmella var oleracea, é uma planta da família Compositae, originária da América do Sul e utilizada na medicina popular para, por exemplo, aliviar dores de dente. Suas propriedades são atribuídas principalmente ao Espilantol. A Natura juntamente com a Centroflora desenvolveu e patenteou o Extrato de Jambu, um ativo proveniente de um rigoroso processo de extração e concentração do Espilantol (cerca de 1000 vezes).
As rugas de expressão são conseqüência da contração da derme provocada pelos movimentos constantes dos músculos faciais. Com essa contração muscular, as estruturas da derme, como o gel coloidal, as células e as fibras (colágeno e elastina) sofrem tensões (microtensões da pele) que alteram sua estrutura e funcionalidade. Com o tempo e a repetição dos movimentos, formam-se vincos nestes pontos de tensão da pele, que ficam cada vez mais profundos, formando assim as rugas de expressão. Em conjunto com o processo de envelhecimento promovido por fatores externos e internos, esta pressão mecânica que a pele sofre estimula ainda mais a formação precoce de rugas. O Spilol, nome dado ao ativo Espilantol, atua descontraindo as microtensões que ocorrem na derme sobre o gel coloidal, fibras e células, reduzindo a formação e profundidade das rugas de expressão.
CAO – Complexo Antioxidante Natura
É uma mistura de ativos antioxidantes que atua em sinergia para conferir à pele maior proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce. O CAO é composto por extrato de café, licopeno e vitamina E.
O café (Coffea robusta) possui em sua composição química de 1 a 2,5% de cafeína e substâncias como os ácidos clorogênicos, que apresentam elevada capacidade antioxidante e estão presentes no café verde em concentrações de 3 a 5 vezes maiores que a própria cafeína. Por meio de um elaborado processo, esses ácidos são extraídos e concentrados até a obtenção de um extrato altamente purificado e com excelente capacidade antioxidante e de preservação de importantes estruturas da arquitetura celular.
O licopeno é uma substância que pertence ao grupo químico dos “carotenóides”, que são pigmentos orgânicos sintetizados por plantas e alguns microorganismos. Pertence à mesma família do beta-caroteno, sendo extraído do tomate. Devido à sua estrutura química especial, é considerado o carotenóide com maior potencial anti-radicalar sobre uma das formas mais importantes de radicais livres geradas no organismo.
A vitamina exerce papel fundamental na preservação das membranas celulares por sua ação de captura de radicais livres formados nas reações bioquímicas cutâneas ou provocadas pela exposição ao sol. Desta forma, a Vitamina E interrompe o efeito cascata de formação de mais radicais, protegendo as estruturas cutâneas (gel coloidal, elastina e colágeno) e minimizando sua degradação.
Manteiga de Cupuaçu
A Manteiga de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é um dos ingredientes utilizados nas formulações para conferir emoliência e auxiliar na reparação da barreira cutânea.
O Cupuaçu é fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira, parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. A fruta apresenta um aroma característico, considerado sabor símbolo da Amazônia. Das sementes se retira uma graxa branca e aromática (48%), a manteiga de cupuaçu, análoga à manteiga de cacau e também utilizada para os mesmos fins.
A manteiga de cupuaçu comprada pela Natura é produzida no Noroeste do Estado de Rondônia, em Porto Velho no projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado).
A manteiga de cupuaçu comporta-se como excelente emoliente e lubrificante, proporcionando toque agradável, maciez e suavidade à pele, favorecendo a espalhabilidade de formulações cosméticas. Sua composição é rica em cadeias longas de ácidos graxos, que participam da formação da barreira cutânea, o que protege a pele e impede a perda de água, ajudando, assim, a manter a hidratação e melhorando a elasticidade da pele.
Manteiga de Murumuru
A Manteiga de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart) também é um ativos utilizado nas formulações para conferir emoliência e auxiliar na reparação da barreira cutânea.
O Murumuru é uma palmeira comum na Amazônia, especialmente no Estado do Pará, onde os terrenos são alagados ou bastante úmidos, e pode ser encontrado com freqüência nas terras de várzea da Ilha de Marajó.
A Manteiga de Murumuru, obtida por compressão a frio da amêndoa da palmeira de Murumuru, é composta basicamente de triglicerídeos extraídos da amêndoa e contém 40% de gordura com alta concentração de ácidos graxos de cadeia média, láurico e mirístico. Por ser rica nesses ácidos, é utilizada como emoliente. Sua composição auxilia na formação da barreira cutânea, protegendo a pele e impedindo a perda de água, ajudando assim a manter a sua hidratação.
Extrato de Castanha Portuguesa
É um extrato de origem vegetal, (espécie botânica Castanea sativa) desenvolvido pelo fornecedor Silab, na França, que atua no auxílio à reparação da barreira cutânea da pele.
A Castanha Portuguesa é uma árvore de porte médio, que produz ouriços dos quais se retiram as castanhas, produzidas na primavera e no verão. O extrato obtido a partir da castanha é rico em açúcares e ácido urônico, que reduzem a ação das enzimas que promovem a descamação celular e promovem o aumento da produção de proteínas conhecidas como E-caderinas. Por isso, é capaz de estimular a diferenciação celular, bem como reduzir a descamação e, consequentemente, melhorar a manutenção da barreira cutânea.
O Extrato de Castanha Portuguesa atua de dentro para fora, regularizando o funcionamento dos mecanismos fisiológicos envolvidos na construção e manutenção dessa barreira. Resultado: a pele recompõe sua proteção natural tornando-se resistente às agressões do dia-a-dia e mantendo seu nível de hidratação ótimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante, obrigado por fazê-la!